Confira aqui 10 bons motivos para abrir um negócio e ser bem sucedido na sua vida pessoal e profissional!
As motivações que levam as pessoas a criar um negócio são muitas, mas as mais citadas em pesquisas com empreendedores atuais ou em potencial são:
Quais das motivações acima aplicam-se ao seu caso? Se você está querendo montar o negócio próprio, nós apresentamos abaixo alguns motivos para abrir um negócio que podem te ajudar a encontrar uma razão para seguir em frente e se tornar um empreendedor de sucesso! Continue lendo:
Primeiramente, vamos falar do que não é preciso. Você não precisa esperar uma eternidade para começar, não precisa ter feito uma faculdade e tão pouco precisa de um sócio.
Algumas oportunidades de negócios exigem somente conhecimento, como no caso de consultoria, prestação de serviços de eletricista ou serviço de corretagem. E também um toque de dedicação!
O que você precisa agora é sair do ponto morto, engatar a primeira e começar! Não comece abrindo o negócio. Seria como construir uma casa pelo telhado. Na verdade, comece montando um planejamento, mesmo que só vá abrir o negócio daqui a um ou dois anos. Confira um eBook completo onde explicamos como montar um plano de negócios clicando aqui.
Esta é uma das partes que mais gosto no quesito motivos para abrir um negócio. Bom ou ruim, quem decide o que fazer é você, então se algo não deu tão certo, você pode rapidamente alterar a rota e medir o resultado novamente.
Em uma empresa normalmente este caminho de se descobrir o que deu errado e consertar é muito demorado. Existe toda a hierarquia e burocracia da empresa a vencer. Algumas vezes, uma informação importante nem chega aos ouvidos de quem deveria e fica perdida no meio dos níveis hierárquicos.
Pesquisas indicam que 84% das novas micro e pequenas empresas têm até 5 funcionários. Então saiba que você provavelmente não terá que selecionar muitas pessoas para trabalhar com você.
Mas isso pode ser bom também, pois você poderá escolhê-las levando em conta suas preferências, mas sempre em mente com as competências da pessoa de acordo com o cargo a ser ocupado, claro.
Este é um dos bons motivos para abrir um negócio! Se passarmos 8 horas no trabalho, das 24 que temos no nosso dia, isso é um terço da nossa vida que passamos trabalhando. Se você não fizer uma coisa que goste, como continuar? O pior de tudo isso é que você muito provavelmente nunca será tão bem sucedido fazendo o que não gosta. Por isso, aposte na sua empresa, e comece fazendo isso a partir de algo que você tenha afinidade.
Em uma empresa própria, você é quem decide o que e quando fazer cada coisa. Em um sistema mais simples pelo tamanho da hierarquia da empresa, normalmente é o dono e os subordinados. Como o dono está sempre a par do que está acontecendo, é bem mais fácil tomar decisões rápidas. Em uma empresa maior são muitas reuniões e explicações até que se chegue a um consenso.
Especialmente em cidades menores, o proprietário de um negócio acaba tendo bastante envolvimento com a sociedade. É um cliente que você encontra em uma feira, no banco ou na rua, e isso acaba por desenvolver em uma amizade.
São vizinhos de lojas que se conhecem e trocam experiências do comércio, e muito mais. Sem falar nos funcionários, que são as pessoas que vão passar o dia todo com você. Para quem gosta de gente, tudo isso pode ser muito prazeroso!
Esta parte também é incrível. É muito bom quando você olha para algo que estava somente na sua cabeça antes, e que saiu de você para se transformar em uma empresa real, que seja motivo de orgulho. Você olha e pensa “fui eu quem criou tudo isso”. E é esse orgulho que também o mantém motivado a vencer os desafios e crescer.
A liberdade não acontece logo que você abre o próprio negócio. Na verdade, no começo você provavelmente vai trabalhar mais do que se estivesse empregado. Isso porque você precisa colocar as coisas para funcionar, ter as pessoas certas nos lugares certos.
Mas depois de tudo alinhado, montar sua empresa pode ser uma ótima maneira de ter mais liberdade para fazer outras coisas.
Nos primeiros meses de um bom negócio, é possível que você ganhe menos do que no emprego. No entanto, se você fizer o dever de casa e tiver um bom plano de negócios, então em alguns meses você começará a colher os frutos do seu esforço.
Uma pequena empresa bem administrada deverá dar de lucro 15%, isso depois de retirar seu salário (o que é pró-labore), as despesas e pagar impostos. Assim, além de você ter uma retirada suficiente para manter suas despesas, ela deverá pagar 15% para a própria empresa crescer.
Dinheiro este que de tempos em tempos você pode reaplicar no negócio ou retirar como forma de retirada de lucros. Se tudo der certo, você poderá ganhar muito mais em um negócio próprio do que no emprego com carteira assinada.
Ao se tornar seu próprio patrão você ganha mais responsabilidade, mas também muita liberdade para criar e testar ideias na sua empresa. A criatividade é uma das características desejadas no comportamento empreendedor.
Se você é muito criativo e deseja montar um negócio próprio para exercitar essa habilidade, apenas tome cuidado de não optar por comprar uma franquia. Você pode acabar se frustrando por não ter completa autonomia do negócio.
Muitas vezes nossa preconcepção do que pode ser algo é muito pior do que realmente é. Nestes casos o nosso maior desafio é vencer nós mesmos e sair da inércia. Várias vezes nos pegamos pensando o quão doloroso vai ser fazer algo.
Quando realmente colocamos a mão na massa e terminamos notamos que foi muito mais fácil do que pensávamos. Tem um ditado que diz: “As coisas não são difíceis de fazer, o difícil é nos dispormos a fazê-las” – Constantin Bracusi.
Se você olhar de perto um grande negócio, verá que o sucesso provém de amor, originalidade, dedicação, talento e valor. E isso se aplica, inclusive, nos pequenos empreendimentos. Todo tipo de atividade precisa de paixão para poder seguir em frente. E para isso, mostraremos a seguir algumas dicas para te ajudar a escolher um negócio que você vai amar trabalhar nele, atingindo assim, muito sucesso. Veja:
Quando você faz uma escolha importante na sua vida, como é o caso da sua carreira, você deve analisar seus valores, personalidade e competências, para assim, conseguir dar passos mais certeiros. Então, na hora de escolher motivos para abrir um negócio, observe quais são seus principais incentivos, trace um caminho para poder atingir a sua meta, e não se esqueça de considerar também seus talentos e conhecimentos.
Nem sempre a sua paixão pode se tornar um negócio. Entenda que, mesmo que você goste muito de realizar alguma atividade, talvez essa não seja a opção certa para você investir. Por isso, de tudo o que você sente prazer, separe aquilo que você acredita que os outros pagariam para você fazer. Além disso, identifique quais talentos e habilidades fazem você se destacar perante outros profissionais, e que benefícios você pode oferecer com seu trabalho.
Agora é o melhor momento para que você defina qual o plano para que seu sonho e motivos para abrir um negócio saia do papel e se torne uma realidade. Faça um estudo, tanto dos seus custos, fontes de receita, parcerias confiáveis e tudo que você precisará para que o seu negócio aconteça. Em seguida, pesquise sobre seu público, como você pretende se relacionar com eles, o comportamento dos seus concorrentes, o que o segmento ainda não oferece que você pode oferecer e o mercado em que você deseja entrar.
Uma das melhores formas de saber se o seu negócio pode dar certo é testando e por isso, dê um jeito de validar suas ideias. Existem algumas formas de fazer isso, e são elas:
Você não conseguirá obter sucesso se continuar oferecendo a mesma coisa que as outras pessoas, por isso saiba o que você possui que possa te destacar no nicho escolhido. Comece por algo novo, ou saiba como se diferenciar, dando um toque seu em tudo que for fazer. O que você pode fazer melhor e diferente para que as pessoas prestem atenção na sua ideia?
Assim que você já tiver seu projeto, é hora de lança-lo para o mundo! E não apenas lançar, como também divulgar, afinal quem não é visto não é lembrado, certo? Coloque-se no lugar do seu público-alvo, e crie uma linguagem que consiga expressar bem o seu diferencial da melhor forma.
Só o tempo irá dizer se seu negócio será lucrativo ou não, pois mesmo que você siga à risca todos os passos de gestão do seu negócio, algo pode fazer com que seu caminho seja desviado. Porém, não se esqueça, nunca devemos ter medo de errar pois cada passo é um aprendizado. E empreender é uma experiência que irá transforma-lo.
EMPREENDA NO QUE VOCÊ AMA FAZER!
Empreenda no que você ama fazer, faça aquilo que te dá prazer. Podem existir diversos motivos para abrir um negócio, mas escolha aquele que lhe trará alegria. Dessa forma você irá acordar todos os dias de manhã com prazer de ir trabalhar.
Fonte Abertura Simples
Nós da Seven Contabilidade Digital, temos o objetivo de facilitar a vida de empreendedores, para isso, realizamos todo o processo para que o empreendedor possa abrir sua empresa, de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, disponibilizamos contadores com formação jurídica que são advogados atuantes, pensados para sua empresa