Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. Assim como um administrador faz a gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e demais áreas, o cumprimento das suas obrigações fiscais também deve ser gerido de maneira organizada.
A Seven Contabilidade, tem um time de contadores com formação jurídica/advogados com mais de 20 (vinte) anos de experiência no mercado, oferece soluções empresarias integradas, a partir de uma análise total da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, com serviços especializado em contabilidade, consultoria empresarial, assessoria jurídica, auditoria, estruturação societária.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
O objetivo deste é avaliar os regimes tributários aos quais uma empresa com atividade distinta, pode se submeter e avaliar qual destes regimes é o mais adequado para os modelos de negócio.
Para que o planejamento operacional seja possível, antes deve ser feito o estratégico, que é o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outras.
Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, o planejamento tributário é muito mais do que apenas cumprir as obrigações em dia e anotar as receitas e despesas em planilhas. Estamos falando em planejar, e isso envolve conhecer, analisar, estudar e verificar todas as formas existentes de tributação que envolvem o seu negócio.
A análise do negócio, é sem dúvidas a porta de abertura para que as empresas possam avaliar suas necessidades de redução de carga tributária.
O planejamento tributário tem como foco diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio.
Veja alguns regimes tributários:
Lucro Presumido: Empresas que faturam anualmente até R$ 48 milhões podem optar por este sistema. Neste caso, o imposto de renda e a CSLL são incididos sobre um percentual que é preestabelecido pela Receita Federal.
Lucro Real: Todas as empresas podem utilizá-lo como regime tributário, sendo obrigatório para as que faturam anualmente mais de R$ 48 milhões. Neste caso, os impostos são calculados sobre o lucro da empresa.
Simples Nacional: É um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. É um regime que abrange em uma alíquota os seguintes impostos: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, COFINS, IPI, RAT e INSS terceiros. Atualmente podem se enquadrar no Simples Nacional as empresas MEI, ME e EPP.
O Planejamento Tributário deve ser realizado anualmente pelos administradores da empresa. A opção por um dos três regimes tributários deve ser definida com cautela, pois a legislação não permite mudanças no mesmo exercício.
Nem todas as empresas pagam todos os impostos, e neste caso, algumas ficam isentas de determinado imposto.
A partir dos dados enviados pelos clientes efetuamos simulações tributárias para vários cenários, vez que A Seven Contabilidade tem um time de contadores com formação jurídica/advogados com mais de 20 (vinte) anos de experiência no mercado, oferece soluções empresarias integradas, a partir de uma análise total da sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, com serviços especializado em contabilidade, consultoria empresarial, assessoria jurídica, auditoria, estruturação societária e planejamento tributário.