Quer saber como pagar menos impostos sendo PJ?
Enquadramento fiscal tributário
O primeiro passo é o enquadramento fiscal adequado. Com o Simples Nacional, por exemplo, você consegue pagar uma guia única de impostos, ao todo existe três principais enquadramento tributário: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, e entre eles existem diferenças de impostos e alíquotas aplicadas.
Dependendo do caso, o Lucro Real e Lucro presumido é a melhor opção, por isso é importante analisar cada caso, antes tomar qualquer decisão, vez que o simples nacional também poderá ser a melhor opção.
A Tributação pela pessoa jurídica é menor do que pela pessoa física.
A tributação da pessoa jurídica ´é menor do que o da pessoa física, caso seja um profissional liberal, a melhor opção é constituir uma pessoa jurídica, vez que pela pessoa física o imposto tem uma alíquota crescente de até 27,5%.
A troca do pró-labore pelos dividendos reduz em até 40% os impostos
Outro ponto, para que ocorra a redução de imposto, é necessário a troca do pró -labore pelos dividendos, o pro labore é uma remuneração para o administrador, que será tributada no importe de 11% a título de INSS, e que poderá alcançar um alíquota de até 27,5% de imposto de renda, caso preferir, poderá ser acrescido o 8% de FGTS. Já em relação aos dividendos, a remuneração é isenta de imposto de renda, claro que a remuneração por distribuição de lucro deve ser acompanhada pela contabilidade, para verificar os lucros na contabilização da empresa, caso tenha.
Tenha planejamento tributário
Não é tão complexo quanto parece. Um planejamento tributário nada mais é do que uma espécie de “checklist” de todas as suas obrigações fiscais. Para isso, você precisa entender o seu mercado e sua realidade profissional, pois tudo isso impacta no volume de impostos que terá que pagar, o melhor é contratar um escritório de contabilidade para te ajudar a pagar menos impostos.
Evitar erros
Um dos erros mais comuns de quem opta por ser PJ, e que deseja pagar um volume menor de tributos, está na famosa sonegação de impostos.
É importante esclarecer que a sonegação não ocorre apenas quando se deixa de pagar – o que pode acontecer até por distração ou falta de conhecimento suficiente do assunto -, mas também por escolher uma atividade diferente no momento da abertura da empresa só para pagar menos tributos, por omitir faturamento de um cliente que não pediu nota fiscal, entre outras atitudes nada honestas.
Sonegar imposto é crime fiscal, tem multas pesadas e pode até acabar em cadeia. Por isso, nunca escolha tal saída.
Ainda está achando um pouco confuso como pagar menos imposto sendo PJ? Então a melhor dica que temos para você é contar com ajuda especializada desde o processo de abertura da empresa, até as dúvidas cotidianas que podem surgir.
Calendário tributário
Esteja sempre atento ao calendário tributário, já que é comum ocorrerem mudanças nas datas de pagamentos e ainda corremos o risco da criação de novas obrigações, que podem ser exigíveis de você enquanto pessoa jurídica