Contabilidade para médicos é um assunto que atrai muito a atenção dos profissionais de saúde, que procuram meios de pagar menos impostos, ou, no mínimo, pagar aquilo que realmente representa o percentual exigido pela legislação sem prejuízo do padrão de vida do profissional.
A maior parte das dúvidas com relação à contabilidade para médicos são sobre a necessidade ou não de abertura de uma clínica médica legalizada, ou se tornar uma pessoa jurídica para prestar serviços a empresas de saúde ou hospitais, e assim pagar seus tributos como pessoa jurídica, que representa algumas vantagens sobre o trabalho de profissional liberal, dentre outras.
O médico empreendedor deve considerar, a princípio, os valores totais de faturamento, fazendo a comparação entre os valores de impostos pagos como pessoa jurídica ou como autônomo. Nesse caso, é importante destacar que, como pessoa jurídica, é possível reduzir consideravelmente sua carga tributária.
Quando criar a sua empresa, o médico poderá escolher entre três tipos de tributação: o Lucro Presumido, o Lucro Real e o Simples Nacional O Lucro Presumido, para uma empresa de pequeno porte, pode se apresentar como a melhor opção.
Foque na sua carreira médica e contrate a Seven Contabilidade para ser a contabilidade que irá te auxiliar na sua saúde financeira!
Abra sua empresa, acompanhe os trâmites financeiros e receba o seu faturamento líquido na sua conta de pessoa física!
Realizamos todo o processo de abertura da sua empresa!
Análise do melhor regime tributário Revisão das taxas de impostos (anual)
Realização de trâmites fiscais e transferência do pagamento líquido para a sua conta PF.
Suporte no acompanhamento de todo o processo.
Tranquilidade para abrir e gerir a sua empresa.
A nossa contabilidade é personalizada para a sua necessidade!
Com relação à tributação, a contabilidade para médicos pessoa jurídica mostra que a tributação é bem menor que uma pessoa física, o que torna importante buscar uma empresa de contabilidade, especializada em contabilidade para médicos, pois os mesmos possuem o know how para realizar a análise de tributação e apontar o melhor caminho.
O profissional médico deve analisar os valores de impostos exigidos para trabalhar nas duas modalidades, como pessoa física ou como pessoa jurídica. O questionamento deve ser estudado com bastante cuidado, calculando os valores nas duas formas de trabalho.
Como pessoa física, o profissional médico irá pagar o Imposto de Renda Pessoa Física, ou seja, poderá chegar ao máximo das alíquotas de imposto de renda, devendo pagar até 27,5% sobre o seu faturamento anual. Pagando o Carnê Leão, poderá deduzir algumas despesas operacionais sobre o faturamento, como salários, aluguel e outros, mas nem sempre poderá ser vantajoso, quando comparado com uma empresa.
Como pessoa jurídica, o médico também irá pagar tributos sobre o valor do faturamento, mas com alíquotas menores do que as exigidas da pessoa física. Assim, é necessário fazer uma previsão, contando com o auxílio da contabilidade para médicos, simulando entre as duas modalidades para verificar qual será a opção menos onerosa.
Além disso, ao abrir uma clínica médica, ou se tornar uma pessoa jurídica, o profissional ainda terá a vantagem de emitir notas fiscais e de obter mais abatimentos através do lançamento de todas as despesas inerentes à sua clínica ou empresa.
Para abrir uma clínica médica, o profissional irá precisar do apoio de um contador, que poderá fazer todos os procedimentos burocráticos exigidos. Algumas informações, nesse caso, são importantes para a tomada de decisão:
A legislação permite diversas modalidades de empresas, sempre de acordo com os interesses do profissional médico, como uma sociedade simples, uma sociedade limitada, uma empresa individual ou uma EIRELI.
A escolha vai depender de o profissional trabalhar sozinho ou em companhia de outros médicos, ou mesmo com profissionais de áreas distintas, mas voltadas para a medicina. Além disso também é necessário saber o quanto será preciso de investimentos, quantos funcionários a clínica terá e a forma de alocação do capital.
Ao escolher montar uma empresa, é preciso fazer o registro da mesma em todos os órgãos: Junta Comercial, Cartório de Registro de pessoas jurídicas, Receita Federal, Prefeitura Municipal, INSS, Conselho Regional de Medicina e Sindicato, entre outros.
O valor a ser pago mensalmente pela empresa vai depender de alguns fatores, havendo diferenciação entre a cobrança dos tributos e obrigações.
As principais opções de tributação para empresas médicas são o Simples Nacional e o Lucro Presumido e dependendo do faturamento o Lucro Real. Mas hoje falaremos apenas das principais: Simples Nacional e Lucro Presumido.
Cada uma das modalidades apresenta características e alíquotas diferentes e esses valores impactam diretamente sobre o total de tributos mensais. Além da escolha, há que se considerar também a quantidade de empregados registrados para o cálculo de recolhimentos de INSS e de FGTS.
Optando pelo Lucro Presumido, o médico deverá pagar uma alíquota em torno de 11,33% sobre o faturamento e o ISS, que varia de acordo com a legislação municipal. Esse percentual inclui todos os tributos federais e obrigações.
Para médicos que trabalham somente para empresas, é possível manter o endereço residencial também para sua empresa. No entanto, se o caso é de atendimento de clientes, deverá ter um endereço apropriado, com todos os requisitos exigidos pela legislação.
Se você é um profissional médico e pretende abrir uma empresa, procure profissionais especializados em contabilidade para médicos e encontre a melhor opção para suas atividades.
Para abrir sua empresa médica, tem uma grande preocupação sobre a tributação sobre serviços médicos para pagar o menor imposto possível. Infelizmente no Brasil, quem não entende dos regimes tributários, acaba pagando muitos impostos.
Nós temos 3 tipos tributários que o médico pessoa jurídica pode optar: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O simples nacional, é a tributação mais utilizada no Brasil. Os médicos podem optar pelo regime utilizando o anexo III ou anexo V, que são duas das 5 tabelas do simples nacional. Infelizmente o regime não foi projetado para atender o médico pessoa jurídica que não tem uma clínica física ou um consultório.
Para você tributar no anexo III do simples nacional, você precisa ter mais de 28% de despesas trabalhista com pró-labore ou despesas com folha de pagamento. Isso para o médico PJ que presta serviços em hospitais e clínicas médicas, pode não valer a pena.
Já o Anexo V do simples nacional, você inicia a tributação com 15,50% e em alguns casos, pode valer a pena.
Nós preparamos um artigo de simples nacional para médicos que para você que pretender entender melhor sobre o tema, pode ler. Também preparamo um vídeo. Sei que o tema do artigo é abertura de empresa para médicos, mais tudo que estamos escrevendo aqui, você precisa entender para abrir sua clínica médica.
O lucro presumido é o regime mais utilizado para empresas médicas. Devido a possibilidade de recolhimento do imposto sobre o serviço (ISS) ser trimestral e com isso, ter uma redução na carga tributária.
Para os serviços médicos, o lucro presumido também tem algumas possibilidades de redução de carga tributária.
O normal do lucro presumido para serviços médicos é 11,33% de tributos federias mais o ISS do município que pode variar entre 2% a 5%. Mas podemos ter redução dependendo da atividade.
Antes de seguir falando sobre abertura de empresa para médicos, vamos fazer uma reflexão, se realmente val a pena trabalhar como pessoa jurídica ou vamos continuar como pessoa jurídica.
Na verdade, você não abre uma microempresa, pois ME ou EPP são enquadramentos de porte de empresa. Para você entender esse processo, nós iremos definir o que é microempresa e empresa de pequeno porte.
ME (Microempresa) – Enquadramento para empresas médicas que faturam por ano, o valor máximo de R$ 360.000,00.
EPP (Empresa de Pequeno Porte) – Enquadramento para empresas médicas que faturam até R$ 4,8 Milhões por ano.
Esse enquadramento não afeta a questão tributária da sua empresa.
Para abrir sua empresa médica, você deve seguir algumas regras importantes, que podem variar de acordo o escopo da abertura da empresa. Temos dois tipos de situação para abrir empresa médica:
Primeira: Médico PJ – Médico pessoa jurídica que precisa abrir empresa apenas para emissão de nota fiscal em locais de terceiros como: hospitais, clínicas médicas e centros médicos. O Famoso (Médico PJ). O médico PJ é bem mais simples, devido não precisar ter licenças de funcionamento, vigilância sanitária, CNES, cadastro de lixo especial e outras licenças dependendo dos serviços médicos prestados.
Preparamos um vídeo e artigo sobre abertura PJ médico que se você quiser aprofundar no tema, pode ler e ver os vídeos sobre o tema.
Segunda: Abertura de Clínicas e Consultórios Médicos – Para isso, a exigência é bem maior devido as licenças necessárias.
Vamos ao passo a passo Saiba mais em Somos especializados em Abrir Empresa
Para abrir uma empresa médica, você precisa definir claramente os serviços que irá prestar para buscar o CNAE que precisa está adequado ao objetivo social da empresa.
Exemplo:
8630-5/03 Atividade médica ambulatorial restrita a consultas
8630-5/03 | CLÍNICA MÉDICA EM EMPRESA |
8630-5/03 | CLÍNICA MÉDICA RESTRITA A CONSULTAS; ATIVIDADES DE |
8630-5/03 | CONSULTÓRIO MÉDICO EM UNIDADES MÓVEIS FLUVIAIS |
8630-5/03 | CONSULTÓRIO MÉDICO PARTICULAR |
8630-5/03 | CONSULTÓRIOS PRIVADOS EM HOSPITAIS |
8630-5/03 | PERÍCIA MÉDICA; SERVIÇOS DE |
8630-5/03 | POLICLÍNICA |
Como falamos acima, para abertura da empresa médica, você precisa escolher o tipo de empresa que vai abrir. A mais utilizada em São Paulo, é a sociedade simples limitada. Após a escolha da natureza jurídica, precisamos elaborar o contrato social da empresa com todas as cláusulas necessárias para garantir o direito dos sócios e a proteção do seu patrimônio.
Para prestação de serviços médicos, temos dois pontos importantes para definição. O primeiro é a divisão de lucros e prejuízos da empresa. O segundo é em caso de saída da sociedade. Já pensou que você como médico PJ, pode trabalhar mais que seu sócio? Como fica a divisão de lucros e pagamentos de impostos ? Isso precisa ser definido no contrato social.
Para registro da sociedade simples pura, sociedade simples limitada e EIRELI para médicos, precisamos registrar a empresa no cartório de pessoa jurídica. Também podemos registrar a empresa na junta comercial, quando é uma sociedade empresária.
Todas clínicas e consultórios para atuar como pessoa jurídica precisa do CNPJ. Para ter seu CNPJ Médico, precisamos preparar alguns formulários como o (DBE) documento básico de entrada e a inscrição será liberada em seguida. Você pode ver um vídeo sobre:
Esse ponto é fundamental para abertura de empresa para médicos. Na prefeitura é que praticamente todas as principais regulamentações para sua empresa médica acontece. Temos o cadastro da empresa e licenças como alvará de funcionamento, cadastro de lixo especial e vigilância sanitária. Precisa entender que o Médico PJ, não precisa das licenças por não trabalhar com local próprio.
Todas empresas médicas como clínicas médicas, consultórios médicos e o médico PJ, precisam de comprar o certificado digital para emitir nota fiscal e entrega das obrigações fiscais e contábeis da empresa.
Após o processo da abertura da empresa, você precisa entender todas as obrigações fiscais e contábeis que sua empresa precisa entregar ao governo. Essas obrigações, são ligadas a contabilidade. Por isso, o primeiro passo antes de abrir sua empresa médica, é procurar um contador especializado na área da saúde.
Agora que você já sabe praticamente tudo sobre abertura de empresa para médicos, chegou a hora de abrir sua clínica médica ou seu consultório, com uma empresa especializada no assunto.
Nós da Seven Contabilidade Digital, Somos Especialistas em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) temos o objetivo de facilitar a vida de empreendedores, para isso, realizamos todo o processo para que o empreendedor possa abrir sua empresa, de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, disponibilizamos contadores com formação jurídica que são advogados atuantes, pensados para sua empresa.
(Conheça um pouco mais sobre nossos Serviços)
Converse com um contador Fale conosco no WhatsApp clique aqui