
Como montar uma loja de autopeças
outubro 9, 2020
6 passos para abrir seu novo negócio
outubro 9, 2020Dicas para montar uma autopeças com pouco dinheiro

Muita gente sonha em empreender, trabalhar com o que gosta e poder ser seu próprio chefe. Ter seu próprio negócio vai muito além de aumentar sua renda e exige muita dedicação e planejamento e conhecimento sobre o ramo.
O ramo de autopeças vem crescendo no Brasil e abrir seu negócio de peças automotivas pode ser um ótimo investimento. A grande vantagem é que é possível começar seu negócio com pouco dinheiro. Não sabe como? A gente te conta como. Confira esse conteúdo com dicas valiosas para te ajudar nessa empreitada.
Como montar uma autopeças?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que preciso estudar bastante, afinal é um mercado com outros negócios do mesmo ramo que já estão consolidados.
A nossa primeira dica é quanto a localização do seu negócio. Procure um local que seja próximo de mecânicas automotivas, assim facilita muito na hora de atrair possíveis clientes.
A nossa segunda dica é quanto à estrutura: um dos principais móveis em uma autopeças é o balcão. O balcão deve ser grande o suficiente não apenas para atender os clientes, mas também para posicionar expositores de produtos . É possível encontrar balcões usados em bom estado para começar seu negócio.
O ideal é dar preferência a balcões com vitrines na parte de baixo, as quais já podem ser utilizadas para expor os produtos mais vendidos, exclusivos ou em oferta. Além do balcão, é necessário calcular de acordo com o espaço disponível a quantidade de estantes e prateleiras onde ficam as peças automotivas. É importante pensar também nos móveis de escritórios e equipamentos como computadores, impressoras de cupom fiscal, leitores de código de barras; bancos nos balcões para os clientes em atendimento também é interessante.
Veja também Como montar uma loja de autopeças
Que tipo de peças vender?
Quando se fala em peças de um carro, são muitas! E elas podem ser divididas em peças de motor, peças elétricas, peças de suspensão, peças de direção, peças do sistema de arrefecimento, peças de acabamentos, peças do sistema de ignição, peças eletrônicas, acessórios, escapamento, bateria, vidros etc.
Então se a ideia é abrir um negócio com pouco dinheiro, o ideal é focar em alguns grupos de autopeças e ir aumentando com o tempo.
Algumas peças automotivas tem mais rotatividade que outras, então foque nos produtos mais consumidos, como aqueles que precisam ser substituídos em revisões por exemplo.
– Peças do motor: bomba d’água, correia dentada, tensores, juntas etc.
– Peças de freio: disco de freio, tambor de freio, mangueiras, pastilhas de freio, lonas e sapatas de freio etc.
– Sistema de ignição: cabos de velas, velas de ignição e bobinas, por exemplo.
– Filtros: de ar, óleo, combustível e ar-condicionado.
– Lubrificantes: óleo para motor, câmbio e direção hidráulica, além de aditivos para radiador e fluído de freio.
– Peças de suspensão: buchas de bandeja, pivôs, amortecedores, coxins, calços, bandejas, coifas, batentes etc.
– Peças de direção: terminais de direção, coifas, terminais axiais, hastes etc.
– Outros produtos e peças: palhetas de limpador, antiferrugem, colas etc., são exemplos de produtos que têm boa saída.
Bons fornecedores, o segredo do sucesso
Oferecer qualidade é uma grande obrigação hoje em dia quando se fala em abrir um negócio. Então para que seu negócio de autopeças caminhe para frente, procure ter bons fornecedores e busque sempre um distribuidor de autopeças de reconhecimento e qualidade.
Como Abrir uma Empresa em 2020: O Passo a Passo Completo
Natureza Jurídica
Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.
Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:
- Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Documentos necessários
Para que tudo esteja em dia com a sua empresa, é importante que documentos sejam entregues mensalmente para que o contador tenha total noção do como a empresa está.
Assim, assuntos com fins gerenciais e tributários estarão sempre em dia e o profissional contábil pode ter um controle de tudo que está acontecendo. Entre esses documentos, estão:
- Recibos de pagamento: Salário, Pró-labore, Férias, Vale Transporte (compra e entrega), outros benefícios e também Atestados Médicos de funcionários;
- Guias de Impostos ou Contribuições: INSS, FGTS, Contribuição de trabalho e Contribuições Sindicais;
- Notas Fiscais: De entrada e saída, de serviços prestados, de compra de bens e também de conhecimentos de transporte;
- Notas Fiscais de Concessionárias: como de Telefonia, Energia Elétrica, etc;
- Movimentos e recibos de autônomos e Cooperados;
- Arquivos Eletrônicos: Arquivo na Nota Fiscal Paulista, Redução Z, Arquivos do SPED Fiscal e XML’s das notas fiscais;
- Recibos e Contratos: de Locação, de honorários, despesas diversas e contratos;
- Comprovantes de pagamentos dos impostos: como a DAS, DARF, GARE e GNRE;
- Extratos: Bancários, de Aplicações, Cartões de Crédito, Posição de Empréstimos e Descontos de Duplicatas;
- Comprovantes diversos: de despesas e de receitas;
- Controle de Estoque da empresa e livro inventário ao final do período.
Como contratar um contador
O contador é um profissional que pode auxiliar empresas de diversos ramos e de acordo com as leis brasileiras, toda empresa precisa do auxílio desse profissional, sendo um serviço obrigatório. Indo além da obrigatoriedade, ter um contador experiente por perto pode trazer diversos benefícios para a empresa, já que ele garante que todas a parte burocrática esteja sempre em dia, além de saber como interpretar dados primordiais para o bom funcionamento de seu negócio.
Inicialmente para contratar o profissional é necessário saber se ele exercerá uma função fixa dentro da empresa, sendo um contador interno, que é mais comum em empresas de grande porte ou se prestará serviços terceirizados. Quando definir o tipo de contratação do serviço, é necessário verificar as informações que ele irá desempenhar na empresa o que pode ir desde o momento da abertura da empresa, até uma prestação de consultoria ou auditoria.
Com esses aspectos definidos, escolher o contador certo para o seu negócio pode se tornar ainda mais fácil e trazer grandes benefícios como um bom retorno para a empresa, quando suas funções são desempenhadas da melhor e mais eficiente maneira
Contabilidade
Nós da Seven Contabilidade Digital, Somos Especialistas em Pequenas e Médias Empresas (PMEs) temos o objetivo de facilitar a vida de empreendedores, para isso, realizamos todo o processo para que o empreendedor possa abrir sua empresa, de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, disponibilizamos contadores com formação jurídica que são advogados atuantes, pensados para sua empresa.
(Conheça um pouco mais sobre nossos Serviços)
Converse com um contador Fale conosco no WhatsApp clique aqui