Você já pensou em abrir um pet shop? A relação afetiva entre os animais de estimação e seus donos é muito forte. No Brasil a população de pets aumenta na mesma proporção que a população cresce. Como ter um pet demanda certos cuidados, esse dado faz com que o nosso país tenha o segundo maior mercado pet do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Se você gosta de animais, é veterinário ou um empreendedor que sente afeição por pets e está pensando em abrir um pet shop, saiba que esse é um negócio muito lucrativo que está sempre em expansão, mas iniciar um pet shop precisa de um planejamento especifico.
Primeiramente você precisa saber que segundo a nova Legislação Pet-Shop – Resolução 1069-2014; um pet shop precisa ter obrigatoriamente um veterinário. O funcionário que realizará banho e tosa, deve possuir um curso específico que o certifique apto para esse trabalho. E por fim, os animais não podem ficar expostos em gaiolas ou em situações que causem estresse. O descumprimento desses itens pode causar multas de até 10 mil reais.
Um Pet Shop não é um estabelecimento de apenas uma função, ele pode oferecer serviços de venda de rações, petiscos, brinquedos, acessórios, cuidados para a saúde e higiene dos bichinhos e também a venda de pets. Para abrir um estabelecimento assim, é preciso ter bem definido quais serviços você quer oferecer. Para esse e outros planejamentos, é necessário que você faça um plano de negócios.
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu pet shop, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
A localização de qualquer negócio é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um pet shop, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes. Para pets shops, bairros residenciais com muitos prédios e casas são os mais indicados, procure por um local de fácil acesso e com estacionamento, esse é um diferencial importante.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir o seu pet shop já tiver muitos outros, talvez seja um grande risco investir ali. Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhum pet shop por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.
É necessário também, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o pet shop poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Por fim, não se esqueça de verificar se o espaço do imóvel é suficiente para todas as instalações, como o escritório que pode ser também um consultório veterinário, espaço de banho e tosa, alojamento de animais, espaço para atendimento, loja de venda de produtos e o depósito.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
Para abrir um pet shop é preciso vários equipamentos, mas alguns podem ser dispensados no início. Destacamos os essenciais:
Banho e tosa
Consultório Veterinário
Já os produtos para venda se resumem no que você deseja vender, mas os mais comuns são: rações, gaiolas, casinhas, coleiras, camas e etc… No início procure comprar uma pequena quantidade, pelo fato de você não saber quanto será a demanda por item.
O espaço deve ter piso impermeável e instalações separadas para o alojamento de animais para antes ou depois do banho e tosa.
Sobretudo, um pet shop cuida do bem estar dos animais, cuidado e amor aos bichinhos farão toda a diferença para o sucesso do seu negócio. Os donos irão prestar atenção na qualidade do serviço como banho e tosa, aparência e higiene dos seus pets e no bom atendimento dos funcionários. Com dedicação você manterá a fidelidade dos seus clientes.
Os documentos necessários para abrir um pet shop são simples:
Fonte Abertura Simples
Nós da Seven Contabilidade Digital, temos o objetivo de facilitar a vida de empreendedores, para isso, realizamos todo o processo para que o empreendedor possa abrir sua empresa, de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, disponibilizamos contadores com formação jurídica que são advogados atuantes, pensados para sua empresa