Você já pensou em abrir um minimercado/mercado? Os minimercados são caracterizados por terem até 4 caixas registradoras. Normalmente estão localizados em bairros residenciais, esse fato torna esse negócio promissor, pois atende as necessidades básicas e de urgência dos consumidores.
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em seu minimercado. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar o seu minimercado, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir um minimercado, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.
O ponto ideal para montar um minimercado é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização do seu minimercado e fácil acesso para os clientes, verifique se a localização é segura e apresenta espaço para os clientes estacionarem. Uma boa opção são os bairros residenciais com alta densidade populacional e de fácil acesso.
É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu minimercado poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
Um minimercado deve apresentar uma estrutura que comporte a área de vendas, um espaço para os caixas, espaço para a área administrativa, área de estoque e banheiros;
Os equipamentos necessários para abrir um minimercado são:
Não esqueça que também são necessários equipamentos para o escritório, como computador, telefone, impressora, entre outros.
A divulgação do seu minimercado é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido. Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados. Não deixe investir na divulgação online, esse é principal meio de busca de serviços e produtos, e também, uma boa maneira de interagir com o público para saber quais são as opiniões dele.
Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o seu minimercado terá sucesso.
Os documentos necessários para abrir um minimercado são simples:
Fonte Abertura Simples
Nós da Seven Contabilidade Digital, temos o objetivo de facilitar a vida de empreendedores, para isso, realizamos todo o processo para que o empreendedor possa abrir sua empresa, de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, disponibilizamos contadores com formação jurídica que são advogados atuantes, pensados para sua empresa