Escolher um nome para a empresa é um dos passos mais importantes para quem está abrindo um negócio. Esse é um fator primordial que deve levar em conta os aspectos que despertam no público-alvo a curiosidade de conhecer a empresa e adquirir o produto ou serviço oferecidos por ela.
No processo de como criar um nome de empresa, o ideal, segundo o Sebrae, é aquele nome que tem apelo entre os consumidores, se diferencia dos concorrentes, é pronunciável e facilmente escrito. Ao mesmo passo que você precisa abrir a sua empresa assim que escolher o nome.
Essa escolha tem muito a dizer sobre o tipo de negócio, já que é dessa forma que ele será lembrado e conhecido no mercado. Veja alguns passos importantes:
Como criar um nome de empresa é desafiante quando pensamos na diferenciação. Mesmo com 18 milhões de empresas já existentes, existem algumas características do seu negócio que podem estar presentes no nome como forma de se diferenciar.
A Natura é um ótimo case nesse sentido. Quando fundada em 1969, quase todos os seus concorrentes adotavam nomes de origens europeias, principalmente que remetesse à França. Mas a empresa queria construir uma marca que estivesse ligada ao bem-estar, à natureza, às relações humanas e à melhoria da autoestima das pessoas. Mais de 40 anos depois, a Natura é considerada uma das 10 marcas mais valiosas do Brasil, segundo levantamento da consultoria de marcas BrandAnalytics.
É preciso analisar de forma estratégica e investir em um nome que esteja de acordo com os seus objetivos, propostas e possíveis novas oportunidades quando estiver pensando em como criar um nome de empresa.
Afinal, cada empresa merece uma identidade única e o seu nome é um dos principais elementos para destacá-lo.
A pesquisa é essencial para que você chegue a um gran finale fenomenal de como criar um nome de empresa. Olhe para seus concorrentes diretos e indiretos e como eles se comunicam.
Outra pesquisa importante é em relação ao público que você pretende atingir. Pesquise seus hobbies, como eles se comunicam na internet, quais marcas eles usam, assim você conseguirá ficar bem próximo e falar a “mesma língua” que eles!
Para uma empresa de alimento, é essencial que o seu nome esteja relacionado com o que a empresa oferece em termos de produtos ou de serviços. Veja exemplos:
A moda é um mercado tão significativo que se tornou um dos segmentos mais importantes para a economia nacional. Escolher um nome errado pode significar a diferença entre sucesso ou fracasso, principalmente quando se trata de um segmento tão lúdico e competitivo como marcas de roupa. Separamos algumas ideias:
Um estudo divulgado em 2013 pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), mostrou que o Brasil teve um investimento 15,4% maior em Tecnologia da Informação do que o obtido em 2012, considerando também a área de hardware, chegando a um total de 61,6 bilhões de dólares.
Esse é um setor com grandes atrativos e grandes possibilidades, para saber mais, confira nomes para empresas de tecnologia: Exemplos, dicas, e como criar um para sua empresa.
Comece fazendo um estudo de possíveis ideias e converse com o seu público. Veja 3 passos para definir o nome da sua empresa:
Brainstorming é uma expressão americana que na tradução para o português significa “tempestade cerebral” ou “tempestade de ideias”: jogar várias ideias para selecionar a melhor.
A nossa dica é que você marque uma reunião só para essa tarefa, juntando as pessoas mais importantes para sua empresa – podem ser sócios, colaboradores e até mesmo aquele amigo criativo
Depois de listar algumas ideias, verifique:
Isso vai depender muito do segmento da sua empresa. Todos os disponíveis na internet dão sugestões com base em palavras-chave que estejam relacionadas ao seu negócio, por isso, a palavra precisa fazer sentido quando realizar a busca.
As mais conhecidas são: Gerador do Shopify, Business Name Generator da Oberlo, Gerador do Guru PME e Máquina de Nomes.
Separamos outras dicas de como criar um nome de empresa, veja:
Você pode escolher um nome que tenha a ver com a essência de seus produtos e serviços.
Outra ideia é fazer referência a aspectos próprios da sua empresa, que lembram sua origem.
Nomes mais diferentes também são muito bem-vindos, porque se fixam na mente do consumidor.
Ter uma empresa com o sobrenome da família é uma coisa tradicional em todo o mundo.
A mistura de palavras pode ser usada junto a alguma das outras técnicas relacionadas ao valor que a empresa oferece, às suas características ou até mesmo fundir nomes e sobrenomes.
Para finalizar em como criar um nome de empresa, agora você precisa confirmar que não existe outra empresa com esse nome. No Brasil o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) é o responsável pelo registro oficial, o nome da empresa só se torna válido se for feito por ele, evitando plágios e cópias de marcas.
Algumas marcas podem não estar registradas, mas possuir um domínio próprio com o nome que você deseja. Faça a pesquisa em sites de registro de domínio, como Registro.br e Godaddy.
Lembre-se sempre de ir devagar e não apressar o processo, você nunca tem como saber quando uma ideia incrível vai surgir na sua mente, mas também não fique esperando, use as dicas que listamos acima para criar seus insights. (Fonte Contabilizei)