De acordo com a cidade e local de moradia, existem diferentes respostas quando o novo empreendedor quer saber se é possível abrir uma empresa com sede no seu próprio endereço residencial.
Existem diversas dúvidas quando estamos dando os primeiros passos no universo do empreendedorismo e uma das principais preocupações é o local de funcionamento do negócio, sendo também um dos maiores gastos no orçamento inicial de planejamento. Mas dependendo do negócio, será que é possível abrir uma empresa com sede no próprio endereço residencial?
No desenvolvimento de um novo negócio é importante entender a estrutura necessária para realização das atividades profissionais, somente assim será possível partir para os próximos passos no momento de descobrir se o endereço comercial pode ser o mesmo do residencial.
A pergunta, embora simples, também deve compreender as características da empresa criada (modalidade, tamanho, etc). Além disso, na maioria dos casos você vai precisar de alguns documentos para a sua regularização:
Por parte dos sócios os documentos necessários são:
Provenientes da empresa
Para saber se é possível abrir uma empresa com sede na residência em seu município, é importante realizar uma pesquisa utilizando o termo mais conhecido para a localização: endereço fiscal.
Obrigatório para toda pessoa jurídica (incluindo o microempreendedor individual – MEI), será a localização oficial da empresa em termos legais. Para oficializar o local é preciso que o imóvel seja do próprio empreendedor ou que possua a autorização do proprietário, pois somente nestes casos será possível realizar a legalização da empresa na Receita Federal.
Como alternativa, também já existem diversos escritórios de coworking como a Gowork que disponibilizam seus endereços para esta finalidade, no caso, embora os negócios não ocorram necessariamente no local, tudo relacionado a empresa é enviado e registrado no local.
A dúvida sobre a possibilidade do endereço comercial ser o mesmo do residencial existe porque muitos negócios iniciam a partir da casa dos seus empreendedores. Um grande exemplo disso é o nascimento de diversas agências digitais, que não possuem um local fixo para o atendimento.
Mas no geral, o endereço residencial não possui nenhum tipo de ligação com nenhuma empresa, servindo apenas para a vivência diária. Já o endereço fiscal, conforme dito anteriormente, é a localização oficial de uma empresa.
As regras variam de um estado e cidade para o outro. Por exemplo, embora a Junta Comercial e a Receita Federal não sejam oficialmente contra a prática de um negócio iniciar dentro de um endereço residencial no estado de Santa Catarina, a Secretária da Fazenda Estadual não permite que um mesmo endereço seja utilizado para ambas as finalidades, exceto quando os dois possuírem saídas totalmente independentes e sem nenhuma ligação entre um e o outro.
Também é necessário compreender as particularidades de liberação do alvará de funcionamento, pois podem ser bem diferentes de um município para o outro. Em outros casos, a utilização do endereço residencial é permitida desde que a atividade não envolva comércio. É o caso da capital de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.
Como é possível ver, a pergunta para a pergunta não possui uma resposta simples. É de extrema importância que a prefeitura do município seja consultada antes de qualquer formalização de negócios.
De toda forma, abrir uma empresa pode ser um processo complicado, por isso é importante poder contar com uma assessoria especializada no assunto.
Nós da Seven Contabilidade Digital temos o objetivo de facilitar a vida de empreendedores, para isso, realizamos todo o processo para que o empreendedor possa abrir sua empresa, de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, disponibilizamos contadores com formação jurídica que são advogados atuantes, pensados para sua empresa.