Explicamos o que é marketing de conteúdo para empreendedores. Confira!
O consumidor já não é mais o mesmo. Se antigamente ele recebia o conteúdo publicitário de forma passiva, atualmente o cenário mudou. O consumidor está cada vez mais crítico e ativo por conta do avanço tecnológico. Diante disso, é essencial entender o que é marketing de conteúdo para empreendedores.
Diferente de antigamente, que o consumidor ouvia, assistia ou lia um anúncio publicitário e depois seguia para uma loja para conversar com um vendedor e decidir se compraria ou não, agora a jornada de compra está muito mais rápida.
O consumidor pesquisa informações sobre o produto/serviço, questiona as informações que recebe e publica sua opinião em apenas alguns cliques. Diante disso, as empresas estão atualizando suas estratégias de divulgação para atender um novo comportamento e para isso estão adotando o marketing de conteúdo.
Antigamente o consumidor:
Atualmente o consumidor:
Como pode ser observado nas características do “novo” consumidor, já não dá para interrompê-lo com publicidades tradicionais. É necessário criar um diálogo com ele e, para isso, o conteúdo é extremamente eficiente.
A partir do momento que o consumidor busca no Google alguma solução para um problema ele, mesmo sem saber, entra na jornada de compra. É neste momento que entra, de forma indireta ou direta, o marketing de conteúdo.
“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios”
(Definição utilizada pela Rock Content, maior agência de marketing digital da América Latina)
Exemplificando: supondo que uma pessoa tenha queda de cabelos. A primeira coisa que fará, certamente, é entrar no Google e pesquisar sobre os principais motivos do problema.
Neste momento, uma empresa de shampoo contra calvície, por exemplo, pode entregar a resposta para o problema por meio de um artigo em seu blog. Só que este artigo, por se tratar do primeiro contato do cliente com a empresa, não fará nenhuma abordagem invasiva de venda.
Ele simplesmente responderá quais são as principais causas para queda capilar e indicará, no fim do texto, que o cliente baixe um e-book sobre como evitar queda de cabelo.
Só que para receber o e-book, o cliente deve passar seu e-mail (esta é uma informação importante. Você entenderá mais adiante). Neste e-book, a empresa entregará um conteúdo de valor, que mostra ao futuro cliente a sua autoridade no assunto.
No fim do e-book, ela pode apresentar seus produtos e explicar por que eles podem ajudar no tratamento contra queda capilar.
Mesmo que o cliente, naquele momento, não efetue a compra do shampoo, a empresa recebeu o e-mail dele. Diante disso, ela pode começar alimentá-lo com conteúdos interessantes e que façam ele virar um lead (cliente).
Toda essa trajetória é conhecida no marketing de conteúdo como funil de vendas, que mapeia qual conteúdo é ideal para cada etapa da jornada de consumidor. Basicamente, o funil de vendas funciona da seguinte forma:
Em cada etapa do funil, o marketing de conteúdo é colocado em prática para produzir conteúdos relevantes e que façam o consumidor seguir na jornada até, finalmente, realizar a compra.
Para responder à pergunta, é essencial apresentar alguns dados. O estudo Content Trends realizado em 2018, pela Rock Content, constatou que 98% das pessoas que responderam à pesquisa consomem conteúdo online. Além disso, 86,7% utilizam o Google para encontrar informações.
Diante disso, é possível notar que o conteúdo é realmente algo fundamental na vida dessas pessoas e que há uma demanda que pode ser utilizada de forma estratégica pelas empresas. Algo que, inclusive, está sendo realizado com sucesso por muitas.
O estudo ainda constatou que 58,8% das empresas que adotam a estratégia de conteúdo conseguem gerar 2,6 vezes mais visitas em seus sites e 3,7 vezes mais leads. Ou seja, é possível concluir que o marketing de conteúdo é, de fato, a nova moeda do século XXI, como bem define o especialista Rafael Rez.
(Fonte Abertura Simples)