Especialmente quando se está começando a empreender, é comum as pessoas procurarem economizar o máximo que podem. Isso porque, além de todos os fatores necessários para início das atividades, como equipamentos ou local de instalação, é preciso também considerar os custos legais que chegam junto com o CNPJ. Também por esse motivo, uma das perguntas que surgem é: “Preciso de contador para abrir empresa ou consigo fazer tudo sozinho e não gastar com esse serviço?”. A resposta é simples: se você está abrindo qualquer tipo de empresa que não seja MEI, você precisa sim de um contador.
Tempo é outro ponto que também será poupado com esse auxílio, permitindo que você se dedique a outras áreas importantes para começar o seu projeto. Além disso, o processo é bastante burocrático e pode ser um tanto confuso para quem não tem experiência.
Então que tal saber mais sobre a real necessidade de ter um contador para abertura do CNPJ e quanto esse serviço pode ser benéfico para a sua empresa?
Por lei, nenhuma empresa precisa de contador para fazer a abertura. No entanto, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) orientam que todas as pessoas jurídicas contem com um profissional de contabilidade registrado para acompanhamento e contabilização de sua movimentação financeira mensalmente — exceto o MEI (Microempreendedor Individual).
Para que você seja considerado um MEI, a renda anual do seu negócio não pode ultrapassar R$ 81 mil. Além disso, é preciso verificar também, antes de efetuar a abertura da sua empresa, outros critérios, como as atividades permitidas para essa categoria nesta tabela MEI.
Para aqueles que não se enquadram nessa categoria, outra opção de regime tributário é o Simples Nacional, que é designado para ME (microempresas) e EPP (empresas de pequeno porte) com faturamento bruto de até R$ 4,8 milhões ao ano.
No caso da abertura de empresa, propriamente dita, a maior diferença é que o MEI consegue fazer isso de uma maneira um pouco mais simplificada, acessando o Portal do Empreendedor e seguindo as orientações. Já quem se enquadra como Simples Nacional tem um processo um pouco mais complexo.
Como já mencionado, não há nenhuma lei que obrigue a abertura de CNPJ através de uma contabilidade. Porém, por ser um trâmite bastante burocrático, a ajuda profissional é altamente recomendada, pois, além de otimizar o processo, evita problemas futuros. Por esses motivos, é preciso de contador para abrir empresa.
Ainda mais no caso do Simples Nacional, é fundamental ter extremo cuidado. Para se ter uma ideia, qualquer informação errada pode atrasar a finalização do processo em meses. Mas com o auxílio de um bom serviço de contabilidade, você não precisa se preocupar com nada disso.
Não há necessidade de contratar um serviço de contabilidade para abrir uma MEI – ser micro empreendedor individual. Basta acessar o Portal do Empreendedor e seguir os passos para ter seu CNPJ.
Sim, a partir de ME (Micro empresa) é necessário contar com um serviço de contabilidade para abrir e manter a contabilidade da sua empresa. Esse profissional que pode ser empregado ou serviço terceirizado, junto com os sócios passa a ser responsável pelas obrigações contábeis da empresa junto aos órgãos públicos.
Guia completo sobre empreendedorismo
Por mais que não seja obrigatório ter um contador para abrir empresa, vale lembrar que o serviço de contabilidade mensal é exigido por lei, especialmente para os pequenos empreendedores, e deve ser realizado durante todo o tempo de vida do seu CNPJ.
Esse profissional será responsável pela manutenção dos livros contábeis, por certificar que todas as obrigações tributárias estão sendo cumpridas e, além disso, pode atuar como um importante consultor para o seu negócio, dando orientações sobre fluxo de caixa, investimentos, planejamento tributário, entre outros.
Por tudo isso, contar com apoio de uma contabilidade desde os primeiros passos, é a garantia de que tudo será feito corretamente e dentro das exigências legais e, além de ser preciso de contador para abrir empresa, há outras vantagens que esse serviço oferece nessa etapa. Veja duas principais:
Agora, quando seu negócio já estiver em atividade, um contador vai lhe ajudar com:
Como vimos ao longo do texto, pode até não ser obrigatório, mas é sim preciso de contador para abrir empresa. Esse serviço torna o processo muito mais simples e fundamental para garantir que seu negócio se desenvolva bem desde o início.
Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a escolher o melhor serviço de contabilidade para essa tarefa.
O contador terá acesso a toda parte financeira do seu negócio, ou seja, saberá de informações precisas, e até confidenciais, de todos os valores que são movimentados. Justamente por esse motivo, é essencial escolher uma empresa de contabilidade séria e comprometida em ajudar a sua empresa a crescer.
Você pode pedir indicações a amigos, a outros empreendedores, ou mesmo fazer uma boa pesquisa na internet, verificando quanto tempo a contabilidade está no mercado e qual a opinião dos clientes atendidos.
A transparência é outro critério que não pode ser deixado de lado durante essa escolha.
Por falar em internet, uma empresa de contabilidade online, como a Seven , é uma excelente opção para quem precisa de contador e busca otimizar os processos que envolvem essa parceria.
Auxiliando desde a abertura da sua empresa, a contabilidade online oferece simplicidade nos processos, já que tudo é feito virtualmente. Somado a isso, comunicação clara, rápida e precisa, além de valores mais acessíveis que se adéquam às necessidades das pequenas empresas.
Não há um preço fixo ou pré-determinado para prestação dos serviços de contabilidade. Além disso, os valores cobrados diferem de acordo com o porte, faturamento, ramo de atividade, número de funcionários e complexidade das tarefas contábeis da sua empresa, entre outros pontos. (Fonte Contabilizei)
Nós da Seven Contabilidade Digital (Conheça um pouco mais sobre nossos Serviços) temos o objetivo de facilitar a vida de empreendedores, para isso, realizamos todo o processo para que o empreendedor possa abrir sua empresa, de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, disponibilizamos contadores com formação jurídica que são advogados atuantes, pensados para sua empresa.
Guia completo para criar e abrir um bom negócio
Saiba mais sobre : Somos especializados em Abrir Empresa
Como abrir uma empresa? Passo a Passo
Fale conosco no WhatsApp clique aqui