A pandemia apertou as contas de muitas famílias — e algumas delas recorrem a empréstimos com altas taxas de juros. O cheque especial, por exemplo, chega a cobrar 14% ao mês.
A Xerpa busca justamente atender os 20% dos brasileiros que recorrem a essa modalidade de crédito. Sua solução de adiantamento do salário de acordo com dias trabalhados permitiu que a startup crescesse 700% durante o primeiro semestre de 2020. O plano agora é triplicar de tamanho neste ano.
A Xerpa foi uma das startups selecionadas para a 100 Startups to Watch. A lista traz 100 startups inovadoras e altamente escaláveis, que merecem a atenção de investidores, aceleradoras, governos e grandes empresas.
Ideia de negócio: salário antecipado
A Xerpa é uma startup de recursos humanos que oferece soluções financeiras a pessoas que sofrem com as altas taxas do cheque especial. Foi criada pelos empreendedores Nicholas Reise e Paulo Ahagon. Americano, Reise chegou ao Brasil há 11 anos para trabalhar em bancos de investimento. Ele se tornou o primeiro funcionário no país do fundo de venture capital Redpoint e.ventures.
A startup começou em 2016, oferecendo uma solução para armazenar dados de recursos humanos na nuvem. A Xerpa ainda atende negócios em sua vertical original — exemplos são as empresas de tecnologia Creditas, iFood e Nubank. Mas sua solução mais conhecida foi lançada no ano passado.
O Xerpay permite que empregados antecipem o salário referente aos dias que já trabalharam no mês. O objetivo é que eles consigam transformar um dinheiro que já é deles em capital de giro. Assim, não recorrem a financiamentos com altas taxas de juros.
A empresa contratante continua depositando os salários integralmente nos dias determinados. A Xerpa assume a antecipação do salário e o valor é descontado da conta corrente do funcionário no dia de recebimento original. A startup se monetiza com uma tarifa de saque, que é cada vez menor com o passar do mês. O valor máximo é de R$ 9.
Enquanto funcionários reduzem seu estresse financeiro, companhias veem mais engajamento e produtividade no dia a dia. O Xerpay atende 30 empresas clientes de grande porte, como CargoX, Nivea e Rappi. Os negócios atendidos somam 40 mil funcionários.
Pandemia e planos para 2020
Entre janeiro e julho deste ano, a Xerpa cresceu 700%. A startup lançou seu segundo produto em maio, durante a pandemia: o saque do 13º salário de acordo com meses trabalhados. “Vimos que só o salário do mês não era suficiente”, diz o CRO da empresa, Gustavo Molina.
O saque do 13º é proporcional aos meses já trabalhados. A Xerpa cobrará na data original de pagamento do 13º uma tarifa sobre esse adiantamento. A tarifa é de 1,75% por mês entre o pedido de adiantamento e a data de pagamento original do benefício. “Quando a pandemia começou, todo mundo teve de olhar para dentro de casa. Nós buscamos o que mais poderíamos oferecer, na proposta de acessar um dinheiro que já é dos funcionários”, diz Molina.
A Xerpa começa neste mês no Programa de Aceleração da Visa. A startup tem como objetivo aproveitar relacionamentos e montar uma estratégia para clientes menores. A Xerpa já está firmando parcerias com empresas de benefícios e sistemas de folha de pagamentos.
A startup também participa do Programa Scale-Up Endeavor B2B, iniciado em maio deste ano, com foco em mentorias de quem já passou pelo mesmo momento da Xerpa. O foco atual está em garantir a satisfação dos clientes que aderiram à startup durante a pandemia. Segundo Molina, o NPS com os departamentos de recursos humanos que contrataram a Xerpa nos últimos quatro meses está em 100 (nota máxima). A Xerpa costuma atender empresas de grande porte e com boa parte da força de trabalho em nível operacional. Nesses negócios, o impacto da solução de adiantamento de ganhos é maior.
Outra meta é lançar mais ofertas, como um programa de orientação financeira. A Xerpa entenderá o momento financeiro de cada funcionário para montar uma trilha de conteúdo. Os planos não se resumem a produtos: a startup tem a agressiva meta de triplicar de tamanho na comparação entre 2020 e 2019. A pandemia adiantou a concretização dessas projeções da Xerpa.
(Por PEGN)